sexta-feira, 18 de abril de 2014

AVA EMPOSSA NOVA DIRETORIA

Notícia publicada na Folha de Votorantim de 26/01/2013


Elzo Savella assume presidência de associação ambiental

A partir de um manifesto que foi subscrito por 62 ambientalistas de Votorantim que conclamava pela unidade na defesa da causa ambiental, 32 representantes desse grupo se reuniram no dia 21/09/2011 (Dia da Árvore) e decidiram pela fundação de uma associação de ambientalistas no município, a AVA – Associação Vuturaty Ambiental.

A Associação é constituída por ambientalistas, profissionais e estudantes da área ambiental, educadores ambientais e representantes de entidades ambientalistas, que acreditam que o desenvolvimento social e econômico pode se dar de maneira sustentável e com respeito e em harmonia com as leis da natureza, propiciando um ambiente saudável para a nossa e para as futuras gerações. Se propõe a apontar alternativas para a sustentabilidade em nossa cidade, realizando estudos e diagnósticos ambientais, formulando propostas viáveis e elaborando projetos adequados e adaptados à nossa realidade, promovendo a educação ambiental, criando um fórum permanente de discussões das questões ambientais em Votorantim. Os compromissos da AVA são com a sustentabilidade, ética e participação democrática.

O nome
O nome Vuturaty tem vários significados especiais. O primeiro é que representa a genealogia do nome da cidade; outro é o fato do nome Vuturaty aludir à cachoeira da Chave, símbolo mais marcante do meio ambiente natural de Votorantim; e, por fim, remete às origens históricas do movimento ambientalista na nossa cidade, uma vez que a primeira entidade ambiental aqui organizada que se tem notícia se denominava Grupo Ecológico Cascata Branca, justamente a tradução de Vuturaty, que tem origem na língua tupi-guarani. 

Balanço das atividades:
- Projeto Expedição Itupararanga – Projeto elaborado e executado em parceria com a UNISO e Caturro Navegantes com objetivo de realizar um amplo diagnóstico das condições de uso e conservação da represa e seu entorno;
- Recuperação das Nascentes do Cubatão – Projeto em parceria com a SEMA e Associação dos Moradores do Santo Antonio e Lagos para revegetação das áreas de proteção das nascentes do ribeirão Cubatão;
- Participação na Rio+20 – Dois representantes da AVA, Marcos Poiato (da Poiato Recicla) e Elzo Savella (na época também secretário de meio ambiente de Votorantim) estiveram na Rio+20 participando dos eventos e levando o nome de Votorantim e da AVA.
- Pique-nique na Pedreira – Evento em parceira com o Coletivo O12 dentro do processo de resgate do espaço da Pedreira do Icatú.
- Parcerias: Poiato Recicla, Coletivo O12, Associação dos Moradores do Santo Antonio e Lagos, SEMA, UNISO, Caturro Navegantes.

A atual diretoria:
A atual diretoria é composta por Elzo Savella (presidente), Porthos Raposo Vidal Faria (vice-presidente), Fernando Grecco (diretor administrativo), José Aparecido de Oliveira (diretor financeiro), Marcos Robles Poiato (diretor operacional), Thiago Alixandre da Cunha e José Mário Lacerda de Camargo (conselho consultivo), Gisleine Aparecida Domingues Beato e Camila Alves Ribeiro (conselho fiscal).

O atual presidente:
Elzo Savella é professor, ambientalista, tecnólogo em gestão ambiental, especialista em gestão socioambiental, mestrando em sustentabilidade e ex-secretário de meio ambiente de Votorantim. Milita no movimento ambientalista há 20 anos e foi fundador das ONGs GTA Jerivá, Associação Mato Nativo e AVA.

Planejamento para 2013:
- Projeto Mata Ciliar – elaboração de projeto para captação de recursos para recuperação da mata ciliar de rios, córregos e nascentes;
- Projeto Viveiro de Mudas – instalação de viveiro de mudas na serra de São Francisco;
- Campanha de sócios – campanha para ampliar o quadro associativo;
- Blog da AVA – blog de notícias do meio ambiente;

- Jornal do Meio Ambiente – jornal mensal especializado em meio ambiente.

AMBIENTALISTAS FAZEM REGISTRO DE ASSOCIAÇÃO

Notícia publicada na Folha de Votorantim de 07/01/2012

O início do ano foi marcado por um clima de comemoração para os ambientalistas de Votorantim. É assim que Porthos Raposo Vidal de Faria, presidente da Associação Vuturaty Ambiental (AVA), classifica o registro legal da associação junto ao Cartório de Títulos e Pessoal Jurídica de Votorantim, ocorrido no dia 5 de janeiro.

Desde a sua fundação, em setembro de 2011, através de uma assembleia que reuniu mais de 30 ambientalistas no município, os membros diretores vinham compilando documentos exigidos pela legislação para o registro da AVA. Dessa forma, e de posse do registro, a associação pode firmar convênios e parcerias com a iniciativa privada ou mesmo com o poder público, objetivando ações de melhoria ao meio ambiente e com vistas a um progresso na qualidade de vida do município.


“Somos frutos do anseio de pessoas realmente preocupadas com a questão ambiental em Votorantim, já que atualmente, a representatividade de outras entidades ambientais civis é insuficiente para o porte e complexidade de nosso município”, explica Porthos Raposo. A AVA possui, entre seus membros, profissionais de diversas áreas, o que possibilita um diálogo mais concreto e realista da nossa realidade. Em breve, a associação terá um calendário de reuniões e ações para o ano de 2012, além de um blog e redes sociais. Para maiores informações, enviar e-mail para ava.votorantim@gmail.com.

AMBIENTALISTAS DE VOTORANTIM FUNDAM ASSOCIAÇÃO

Notícia publicada na Folha de Votorantim de 24/09/2011



Reunidos na noite de quarta-feira (21), no bairro do Votocel, um grupo de 30 ambientalistas de Votorantim decidiu pela fundação de uma associação ambientalista no município. O motivo que levou à reunião foi a necessidade, sentida por todos os presentes, de uma entidade que congregue as pessoas envolvidas com a área ambiental, independente de vinculação partidária ou ideológica, e que cumpra o papel de fórum de discussão dos problemas ambientais da cidade. Durante os trabalhos, o convidado Elzo Savella, atual secretário municipal de meio ambiente, fez um panorama histórico do movimento ambientalista do município, que por sua vez remonta o início dos anos 1990. A seguir, Thiago Alixandre da Cunha, um dos articuladores do movimento, fez a leitura de uma carta de princípios, propondo os parâmetros conceituais que deverão nortear o grupo.

Os ambientalistas presentes no evento optaram pela fundação da associação por unanimidade, o que também ocorreu em relação à denominação da entidade. O nome escolhido foi Associação Vuturaty Ambiental (AVA), nome que tem vários significados especiais. O primeiro é que representa a genealogia do nome da cidade; outro é o fato do nome Vuturaty aludir à cachoeira da Chave, símbolo mais marcante do meio ambiente natural de Votorantim; e, por fim, remete às origens históricas do movimento ambientalista na nossa cidade, uma vez que a primeira entidade ambiental aqui organizada que se tem notícia, se denominava Grupo Ecológico Cascata Branca,  justamente a tradução de Vuturaty, que tem origem na língua tupi-guarani.
 

Na reunião de fundação o grupo firmou compromissos com a defesa do meio ambiente, com a sustentabilidade e com a democracia, pois propõe uma entidade aberta a todos os que têm um compromisso com as causas ambientais e sociais. A associação terá como primeiro objetivo se constituir como um fórum municipal para entidades, profissionais, estudantes e militantes da área ambiental.

POSSE DA NOVA DIRETORIA EM 25/01/2013


EXPEDIÇÃO ITUPARARANGA POR TERRA EM 09/11/2012














EXPEDIÇÃO ITUPARARANGA EM 04/07/2012




AVA PRESENTE NA RIO+20 EM 20/06/2012




LANÇAMENTO DO PROJETO EXPEDIÇÃO ITUPARARANGA EM 30/05/2012







ASSEMBLEIA DE FUNDAÇÃO DA AVA EM 21/09/2011














REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA A FUNDAÇÃO DA AVA EM 28/08/2011